domingo, 24 de maio de 2009

A vez da economia

Joelmir Tavares


Ao imaginar o estereótipo do leitor do blog de Míriam Leitão, não consigo fugir da imagem de um empresário, investidor ou jornalista – enfim, alguém que vive muito de perto o dia-a-dia da economia e o entende razoavelmente bem. A situação, possivelmente, se modifica se pensarmos no público de Pura Economia: talvez encontremos mais leigos, pessoas que buscam informação de economia assim como procuram se informar sobre cultura ou política.


E a Míriam Leitão que encontro no blog – existente desde 2006 – apresenta uma linguagem bem diferente da que estou habituado a vê-la usar no “Bom Dia Brasil” e na CBN. Mas acho que a jornalista pode “se dar ao luxo” de investir em um linguajar mais sofisticado ao assinar suas colunas em jornais (reproduzidas diariamente no blog), pois convenhamos que, para os leitores dela que têm conhecimento vasto de economia, seria frustrante encontrar no espaço autoral de Míriam – uma referência no tema – apenas o “feijão com arroz” entregue ao grande público da TV e do rádio.


Para esses “escolados” no assunto, o blog de Míriam deve ser um endereço para ser acessado várias vezes ao longo do dia, já que traz um bom panorama de notícias. Proposta diferente da de Pura Economia, criado em 2004, cuja principal meta, nem de perto, é manter o leitor atualizado com os fatos da hora. Mesmo que o blog não seja “pura economia” o tempo todo, suas incursões por outros temas são muito válidas e acrescentam ao debate informações que, por vezes, influenciam ou modificam os rumos da economia.


No semestre em que a nossa turma tem o primeiro contato com a Economia na universidade – e na semana em que nos preparamos para mais uma avaliação da temida disciplina –, considero muito oportuna a avaliação dos dois blogs. Principalmente se nos lembrarmos que caberá a nós, futuros jornalistas, muito em breve, “decifrar”, “traduzir” e transmitir informações de economia, adequadas ao público, sem resvalar na condenável (e terrível) “comunicação que não comunica”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário