sábado, 30 de maio de 2009

O que Arnaldo Jabor e Bruno Mazzeo têm em comum?
Os dois são autores e comentam criticamente sobre temas e fatos atuais e pessoais.
Arnaldo Jabor é crítico, cineasta e jornalista carioca, é bastante debochado, provocador e contraditório. Mazzeo é ator, humorista, roteirista e também crítico.
Muitas diferenças e semelhanças podem ser observadas nos blogs dos já citados autores. Ambos fazem análises críticas e, muitas vezes, irônicas do cotidiano brasileiro em geral. Utilizam do humor tragicômico, ou seja, daquilo que é funesto, mas repassado de incidentes cômicos, como forma de se fazer críticas inteligentes.
Os blogs se diferenciam em vários aspectos, um deles é a forma de ironia percebida, que é característica de cada autor. Mazzeo faz uso de um humor mais agradável e bem menos pesado do que o de Jabor, que é mais personalista, picante e um tanto quanto polêmico. Mas nem por isso as críticas de Mazzeo são menos satíricas e pungentes. Mazzeo é mais “fácil de engolir” do que Jabor, que chega a ser “bastante amargo” em suas análises.
No que diz respeito à escrita eles também se diferenciam. Jabor é mais formal, distante do leitor, mais jornalístico e faz análises mais densas que Mazzeo, este possui uma escrita mais descontraída, simples e dá mais espaço à diferentes interpretações sobre o conteúdo ali postado, que muitas vezes é sobre sua rotina de vida e do seu trabalho.
Em relação ao conteúdo, Arnaldo Jabor aborda mais fatos relacionados à política e sociedade, dando uma certa e exagerada importância aos vícios da classe média do país. Já Bruno Mazzeo fala sobre “tudo”, de filmes, esportes, músicas, etc, de uma maneira geral, mais ampla e mais humorística.
Ambos os autores são capazes de escrever com fluência em estilos variados e aliam, de uma maneira esbanjadora, citações e situações variadas a uma visão bastante debochada da realidade em geral.
Júnia Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário