sexta-feira, 15 de maio de 2009

Cinema com rapadura é um site muito bom, que a nível informativo atende desde a cinéfilos até aqueles que só querem a dica de um bom filme para o final de semana. Apesar do grande conteúdo informativo o design do site deixa a desejar. Com uma hierarquização de informações pobre e uma composição visual excessivamente homogênea, o site pode não corresponder às necessidades da internet atual. Por exemplo, em um site como a globo.com você tem inúmeras informações à uma primeira vista (recursos de variações cromáticas e escalas tipográficas são muito bem utilizados no site da globo) e isso estimula o internauta a continuar no site, e mais, atende à uma quantidade maior de pessoas, pois logo ao abrir o site você se depara com manchetes de esportes, economia, moda, etc. Talvez falte uma melhor distribuição no site Cinema com rapadura: os menus ocupam espaços demais, assim como as propagandas, seria necessário uma melhor variação e distribuição de títulos, que convidem o leitor a permanecer no site - e voltar sempre. No geral, o site é bom mas, ao meu ver, cresceria muito mais se fizesse um bom planejamento para a parte gráfica.

O Canto do Inácio é um blog técnico, que visa - se realmente visa - um público bem limitado. Eu diria que Inácio Araújo criou o blog para si próprio, um lugar para guardar sua publicações (melhor que recortar e guardar no fundo do armário acumulando traças e poeira). Visto que seus artigos têm média de 1 ou 2 comentários eu diria que o blog é bem pouco acessado. Não é o tipo de blog que me agrada. Apesar dos textos serem curtos (textos curtos cansam pouco as vistas e estimulam as leituras online), eu prefiro análises que não destrinchem demais o que está implícito, pois o que está implicíto é sempre passível de erros. Penso que o implícito é pra ser discutido e não afirmado. Deixo claro que não estou criticando-o, afinal ele sempre apresenta argumentos sólidos e tem grande conhecimento de cinema (e ainda escreve pra Folha \o/), mas prefiro artigos mais simples. Também vale lembrar que o simples talvez não caiba dentro de filmes comos os de Scorsese e Hitchcock. Não é meu tipo de leitura, mas com certeza agrada pessoas que gostem de análises mais complexas.

Por fim, recomendo a navegação em ambos (mesmo que seja por apenas uma vez). O primeiro, um site para todos que gostam de filmes. O segundo, para aquele cara mais chato (lol!), ou para o CDF da turma que quer impressionar o professor =D, ou então, simplesmente para quem gosta de uma leitura que esmiuça o que passa batido nas telas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário