sexta-feira, 22 de maio de 2009

Economia para poucos

A escolha dos blogs a serem examinados nessa semana foi muito acertada. A página de Mírian Leitão e o “Pura Economia” oferecem bons subsídeos para análise, e, ao contrário do “Cinema com Rapadura” e o “Canto do Inácio”, se situam no mesmo território virtual, facilitando assim o trabalho comparativo.
Em primeiro lugar, é importante falar um pouquinho sobre o tema desses blogs, que é um tanto delicado. Economia não é um assunto que agrada a muitos, seja pelo simples desinteresse da maioria, seja pela dificuldade em compreender a lógica operacional do seu sistema de funcionamento. Por outro lado, economia não poderia ser um tema mais relevante, dada a mercantilização crecente de toda cadeia social, que a cada dia vivencia um novo apogeu nesse processo. Hoje, economia não é só dinheiro, mas também – e principalmente – poder. Sua extensão e atuação como agente superestrtural na vida privada de todos os indivíduos fazem dela uma força onipresente contra a qual pouco ou nada podemos fazer. Assim, surge o desinteresse em compreendê-la, devido a essa distância tão grande do homem comum.
Nesse ponto, o blog “Pura Economia” ganha alguns pontos. Seus textos e análises são acessíveis para aqueles que não são familiarizados com o assunto, sem serem com isso superficiais. Digamos que nesse caso, a economia é tratada por uma perspectiva mais qualitativa e panorâmica, o que permite a elaboração de raciocínios mais lógicos e menos técnicos.
Míriam Leitão, por outro lado, realiza análises e comentários complexos, baseados numa abordagem específica do tema, de natureza bastante quantitativa. Entretanto, sua linguagem não é rebuscada, seu texto é claro e explicativo. Tudo que o leitor precisa para obter as informações é disponibilidade de ler os posts, que são inclusive bem numerosos. O blog é na verdade uma compilação dos trabalhos da jornalista na rádio "CBN" e no jornal “O Globo”, além das informações adicionais que são oferecidas ao leitor. No endereço podem ser encontrados ainda vídeos, áudios, colunas e outras ferramentas que enriquecem o conteúdo do blog. Ao contrário do “Pura Economia”, a página de Míriam Leitão é voltada para quem gosta de acompanhar a montanha-russa da economia mundial, para aqueles que precisam estar por dentro desse movimentado mundo que determina a prática tantos negócios.

Fica então uma dica: se você gostou do “Pura Economia”, você pode acompanhá-lo com apenas uma visita semanal, já que as atualizações não são regulares por lá. Para se ter ideia, durante todo o mês de Abril houve apenas uma postagem. Agora, se você gostou do blog da Míriam, entre no mínimo duas vezes por dia, ou do contrário, você terá uma grande carga de leitura na próxima vez que for acessá-lo.

Obs.: Deixo a sugestão de um blog sobre economia que eu gosto muito. O nome dele é Economia Digital. Vou deixar o endereço de um post de Abril desse ano que tem muito a ver com as nossas aulas. Ele relaciona economia com as novas redes socias.
http://gersonrolim.blogspot.com/2009_04_01_archive.html
Postado por Rafael Drumond

Nenhum comentário:

Postar um comentário