domingo, 24 de maio de 2009

Métodos de análise econômica têm sido cada vez mais aplicados em campos de estudos que envolvem pessoas que tomam decisões em um determinado contexto social. Um assunto tão complexo, principalmente em tempos de crise, é o que aproxima os blogs analisados, o Blog da “Miriam Leitão” e o Blog “Pura Economia”. Economia não costuma ser um assunto do agrado de todos, mas é um tema relevante na nossa vida e no funcionamento da sociedade.
O Blog “Pura Economia” possui uma linguagem mais simples, com textos e análises mais acessíveis. Não possui um raciocínio técnico, há muitas enquetes, gráficos e desenhos demonstrando as pesquisas na área econômica, além de, postar comentários sobre assuntos que, aparentemente, em uma primeira impressão, não parece ter ligação com economia, mas que mostra com clareza, depois de uma leitura, a relação do que é discutido com o tema. Há muita informação, mostrada através de vídeos, textos jornalísticos, entrevistas, tudo de uma forma mais leve.
Já o Blog da Miriam Leitão há um propósito jornalístico, mostra o acompanhamento das bolsas de valores, possui comentários sobre as variantes econômicas, as decorrências e conseqüências da crise na economia brasileira, etc. São análises mais formais e complexas, com uma natureza um tanto quantitativa. Porém, apesar de ter uma boa dosagem de termos técnicos, que muitos leigos no assunto não entendem, os textos são claros e objetivos. É um trabalho bem parecido com os trabalhos da autora do blog na rádio “CBN” e no jornal “O GLOBO”. Um blog mais voltado para quem gosta de acompanhar todo o processo e variações no gráfico das economias em gerais.
As atualizações do “Pura Economia” não são muito freqüentes, mas é um trabalho super válido para quem pretende começar a acompanhar o tema, cumprindo fundamentalmente o seu papel. Em contrapartida, o blog da Miriam é atualizado freqüentemente, mais de uma vez ao dia e, os textos e vídeos postados são veiculados no telejornal Bom Dia Brasil e na rádio CBN, textos altamente informativos e jornalísticos.
Júnia Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário