domingo, 24 de maio de 2009

Economia virtual

A economia de um país ou a economia global é um dos eixos mais importantes na movimentação de toda uma nação e mesmo assim é um dos assuntos menos populares seja em jornais ou blogs acessados.
Ninguém pode negar que a linguagem econômica requer todo tipo de conhecimento mais aprofundado e, por isso, muitos não se interessam, mas com o surgimento da crise econômica a população teve necessidade de se envolver e procurar saber mais, por medo do desemprego, das perdas salariais, o aumento dos juros etc.
Para minha surpresa, ao pesquisar o blog de Miriam Leitão, presenciei uma linguagem direta, acessível e bem elaborada, ou seja, a economista preocupasse em passar uma informação rica para melhor entendimento do internauta. Ao mesmo tempo em que seu texto apresenta um conteúdo de informações atualizadas e técnicas, Miriam acrescenta suas críticas e declarações.
Para fisgar a atenção de todo internauta, um blog deve apresentar alguma informação visual, de inicio, para que depois, este mergulhe no conteúdo. O que foi perceptível no blog “Pura Economia” onde as informações econômicas focam-se na economia Européia, além da abordagem mundial.
O blog de J.A. Aldeia apresenta muitas informações visuais para captar o interesse do internauta, em contrapartida, deixa o leitor virtual tirar suas próprias conclusões de um gráfico extremamente complexo, para leigos no assunto. Ou seja, desperta o pensamento deste navegador e o deixa sem qualquer tipo de explicação posterior, tirando assim todo tipo de interesse que surgiu através da imagem colocada. Além do mais, seus textos não apresentam termos técnicos, nem estatísticos, buscando com isso, talvez, uma maior interatividade.
Mesmo com essas diversidades, os dois blogs possuem o mesmo objetivo, de chamar a atenção do internauta para um assunto globalmente discutido.

Andrezza Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário