sexta-feira, 15 de maio de 2009

O que realmente importa

Todo e qualquer tipo de comparação exige cuidado e atenção ao ser desenvolvida. Caso contrário, quem a faz corre o sério risco de cometer uma simplificação grosseira de dois objetos.

Um site e um blog. Notícia (o ponto forte, em uma rápida e primeira analisada) e crítica. Por que o público dos dois não pode ser o mesmo? Afinal, são endereços na rede, em que se encontram textos sobre o mesmo assunto, cinema. E cinéfilo que é cinéfilo, acredito eu, lê de tudo, não deixaria de lado um site, por este apresentar um viés menos crítico, mais objetivo e mais comercial. É como (deve ser) o jornalista. Um profissional que tem interesse em conhecer tudo, inclusive aquilo com que não se identifica.
Inácio Araújo carrega o título de crítico. Mais que isso, crítico da Folha de São Paulo. O que assusta. E faz com que algumas pessoas, de cara, já criem alguns rótulos para ele. Mas a linguagem textual de Inácio é acessível. Não é hermética.
Quem realmente gosta de cinema, ou até mesmo caiu ali naquela página de para-quedas, conseguirá absorver o essencial. Mesmo que não tenha assistido ao filme analisado. E outra: crítica é para ser lida depois de conhecer a obra. Não antes. Ela não deve ser entendida como uma orientação do tipo “assista a este e não àquele filme”, e sim como um ponto de vista de uma pessoa que estuda e tem conhecimento necessário para abordar determinado assunto.
Dessa maneira, quem assiste a um filme e lê a crítica deste mesmo filme no “Canto do Inácio”, não terá dificuldade em compreender, pelo menos, a ideia principal do autor.
Já a linguagem visual, dispensa comentários. É coerente com a proposta do blog. Porque o que tem que ser destacado ali são os textos e não as imagens. Embora estas, cada vez mais, ganhem importância no jornalismo e têm capacidade de informar tão quanto a escrita. Outra característica que chama a atenção no texto de Inácio Araújo é o tamanho. Mais adequado à internet, impossível (apesar de serem produzidos para uma publicação impressa). Não são longos, o que facilita e pode contribuir para que o blog ganhe mais leitores. Afinal, nesse universo online, as pessoas raramente param para ler textos extensos, dada a quantidade de informação disponível.
O portal “Cinema com Rapadura”, uma revista virtual especializada, e o blog “Canto do Inácio” se comunicam e se assemelham em suas diferenças. Se o primeiro tem um perfil mais jornalístico e o segundo não está amarrado a técnicas, o que realmente importa (e o que me faz pensar ao acessar os dois endereços) é que seus "donos", muito provavelmente, apaixonados pela sétima arte, encontraram na web (mais) um lugar para dar vazão às suas palavras.

Um comentário: