domingo, 24 de maio de 2009

O interessante da economia

Economia só não interessa para quem não a entende. Se todos gostam de dinheiro, porque poucos gostam de economia? Ao produzir esse post, me deparei com essa pergunta.

Acredito que a resposta reside na pouca relação que as pessoas (e inclua-se aí os estudantes de jornalismo) fazem entre a taxa selic, o fluxo da balança comercial e os índices da inflação com o preço do pão e do leite. E não digo isso recriminando, é realmente difícil encontrar essa relação, e nesse sentido o Blog da jornalista Míriam Leitão pouco ajuda aos "ignorantes econômicos". Os textos são claramente dirigidos a pessoas que vivem a economia na pele, empresários, investidores e provavelmente outros economistas. Não que sejam confusos, simplesmente não são acessíveis a todos, talvez pela ideia (equivocada ou não) de que o jornalista econômico escreve para um público especializado.

Não entendo porque o público dos economistas é tão restrito. Por quê não é relevante para um taxista, por exemplo, o movimento das bolsas, se com um investimento mínimo de cerca de 1000 reais esse simples motorista pode se tornar um dos milhares de donos da Petrobras? Uma das maiores empresas mundiais em valor de mercado e que produz o combustível que move seu ganha pão. Parte da resposta mora no fato de que o brasileiro investe mal. Nosso povo acha mais seguro abrir uma micro empresa (pizzaria na garagem, lavanderia no quintal) que segundo dados do Sebrae tem um índice de falência superior a 80% nos primeiros três meses, do que investir em ações da Vale. O mundo econômico continua muito distante de quem ganha dinheiro com suor.

O Blog Pura Economia tenta aproximar esses dois universos. Por não discorrer (contrariando seu próprio nome) apenas sobre economia, este Blog me parece mais palatável a quem não tem a menor ideia do que é a balança comercial internacional. O Pura economia mostra que tudo na sociedade moderna passa pela economia. Alguns posts guardam o ranço confuso da economia especializada estilo Bloomberg, mas me parece um avanço que o Blog contenha um post, por exemplo, chamado "A Economia em Pessoa" que mostra a curiosa relação do poeta português Fernando pessoa com essa Ciência Social confusa, que muitas vezes é confundida com pura matemática.


Aos interessados em entender o porque da importância de entender o mecanismo econômico que rege, para o bem ou para o mal nosso modo de vida, sugiro esse vídeo de uma fundação americana chamado o segredo das coisas, onde se discute o modelo econômico que vivemos.

http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E


Sugiro também o interessantíssimo post sobre Fernando Pessoa e a economia, no Blog Pura Economia.

http://puraeconomia.blogspot.com/search?updated-max=2007-10-02T06%3A45%3A00-07%3A00&max-results=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário