sábado, 30 de maio de 2009

Salve Salve a Ironia

Acredito que os blogs dessa semana, são os que mais nos fazem discutir não só o conteúdo, mas os autores em si, suas biografias e bagagens culturais. O que não é surpresa nenhuma, afinal o que lemos, são textos opinativos que só são possíveis serem feitos, através do contexto de cada um. Dessa forma, o resultado dos posts desta semana, podem ter certeza, terá muito mais do que observações de cores, gráficos e layout.
A primeira coisa que me passou pela cabeça, ao comparar os dois autores, foi o fato deles terem se tornados conhecidos do grande público, principalmente, por fazerem parte da Poderosa Dona da Opinião Pública Brasileira Influenciadora das Massas Rede Globo.
Arnaldo Jabor é cineastra, jornalista, crítico e reconhecido pelos comentários do Jornal Nacional. Bruno Mazzeo é humorista, roteirista, ator, possui um programa no Multishow e um quadro no Fantástico.
Os dois possuem um estilo irônico de escrever, o que era de se esperar, por se tratar de um crítico e de um humorista. Jabor, gera algumas polêmicas pelo fato de ter como parte do seu repertório, política. E como todos sabem, não se deve discutir política e religião (se não quiser causar polêmicas). Por isso, há quem o idolatre e quem o repudie. Jabor é quase uma celebridade, deve ter até fãs que pedem autógrafos e mandem cartas quilométricas escritas “eu te amo”. O que não impede também, dele receber recados ameaçadores em sua secretária eletrônica.
Exageros a parte, quero mostrar com isso, o quanto uma personalidade pode influenciar nos acessos de seu blog, afinal é esse o propósito, analisar sua ferramenta. E como já foi tratato aqui, no Objetividade Criativa, o instrumento de comunicação deve interessar. Sem dúvida o blog do Jabor, “Amor é Prosa”, consegue isso, afinal ele atinge não só os participantes do seu fã clube, mas também os mais fundamentalistas que são capazes de mandar cartas com antrax, porém já se satisfazem escrevendo comentários desaforados em seus posts.
Com o público formado, Jabor escreve textos bem estruturados e contextualizados, sua bagagem cultural é indiscutível e suas críticas são bem fundamentadas. A ironia, já resaltada, é instrumento principal de seu trabalho. Assuntos como política, sociedade são matéria prima de suas crônicas.
Bruno Mazzeo, possui um blog mais atualizado e descontraido, onde revela sua paixão pelo Vasco e algumas experiências pessoais, abrindo espaço para discussão de assuntos do cotidiano. Por ele ser um artista, acho mais aceitavél o fato de possuir fãs, sendo eles, a maior parte do público do seu blog. Seu texto é bem escrito e consegue prender a atenção do leitor com boas doses de humor. A identificação com as situações narradas ajuda a gerar o interesse por parte de seu público. É interessante perceber que há uma interação do autor com o internauta, alguns comentários dos blogs, são respondidos por Mazzeo.
Duas personalidades que utilizaram da mesma ferramenta, para tratarem de diferentes assuntos, usando recursos parecidos. Críticas a parte, duas fontes de boa leitura.
Larissa Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário