sexta-feira, 22 de maio de 2009

Postagem de Renata Marinho

Todas as vezes que eu entro no blog da Míriam Leitão , tenho a impressão de formalidade.
Formalidade no sentido técnico que ela utiliza em seus comentários, a forma que ela define situações, e utiliza os termos da teoria econômica.. Eu acredito que o público que procura esse tipo de blog, é pequeno e seleto. Economia infelizmente não é um assunto tratado por grande parte da população do país. Fica nítido que ela ou seu colaborador fiel Leonardo Zanelli , escrevem seus comentários pré-supondo que seus leitores têm conhecimento aprofundado sobre economia.
De certa forma, isso é um erro, pois dessa maneira que os temas são abordados e apresentados, Míriam Leitão acaba afastando as pessoas comuns, que buscam informação a respeito, mas acaba desistindo depois de ler alguns trechos e não entender nada. Na minha concepção é um blog que oferece pouco, devido as expectativas por ser a Míriam Leitão. Eu admiro ela como profissional,em seus trabalhos, como por exemplo sua participação no jornal da manhã, e seus comentários na rádio CBN, porém seu blog deixa muito a desejar.


O blog Pura Economia é o oposto do blog da Míriam Leitão. O blog apresenta os assuntos relacionados a economia de forma mais “leve”, mais acessível. Além da linguagem ser mais usual, o blog trás muitas enquetes, e demostração de pesquisas representadas por gráficos e desenhos. Outra diferença, seria que o Pura Economia posta comentários sobre outros assuntos que de uma certa forma acabam se interligando com a economia. Da acesso a vídeos, e produz textos jornalísticos, com entrevistas, e muita informação. De fato o Pura economia não aborda essencialmente a economia, como acontece com o blog da Míriam Leitão. Aí fica a escolha dos navegantes, se inteirar essencialmente da economia, suas bases, e acontecimentos mais recentes na visão de uma profissional bem sucedida e respeitada, ou buscar um blog alternativo que não tem a mesma visibilidade ou espaço, porém cumpre fundamentalmente o mesmo papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário