domingo, 7 de junho de 2009

Postando para Yara Fonseca

Uma voz na escuridão

O que é liberdade? Será que é uma estatua em Manhattan? Ou será um ideal que não sai da boca de muitos e não entra nas leis de milhões? Pedir e lutar por liberdade é lindo. Vamos às ruas, vamos às urnas, vamos à luta. Gritos como esse já eclodiram de líderes, líderes da liberdade.

A primeira vez que entendi o real valor de liberdade foi com um homem perdendo a sua cabeça. Falo de William Wallace, camponês que lutou pela liberdade da Escócia, e teve sua história retratada no cinema com o filme de Mel Gibson, Coração Valente. A cena é forte, o guerreiro pede para falar, o público, o rei, o mundo fala baixo, e para si peça clemência. Em meio a tudo isso, o guerreiro levanta a voz e com um grito de liberdade ele diz: LIBERDADE. Naquele momento entendi o que a liberdade significa.

O papo está ótimo, mas preciso falar da liberdade de expressão e vou usar como referência dois blogs sugeridos, o Língua de Trapo e o Blog do Noblat. Quando entrei no Língua de Trapo já levei um susto, a Dilma estampava a capa do site. Pensei, ainda bem que estou de vermelho. E conforme lia, via que ali era um blog de oposição ao nosso Governador Aécio. Há algumas coisas legais e outras exageradas, mas isso não interessa. O que quero dizer é que o local é uma voz sozinha, uma voz que luta contra algo maior. Era como se o Quénia declarasse guerra aos EUA. O AUTOR está desamparado porque sua causa é perdida. Lutar contra quem está no poder, é lutar para morrer. Infelizmente o povo mineiro, escolheu um lado. Infelizmente mesmo. O que nos resta é um blog aqui e outro ali. Ambos sem nome, mas com identidade. A sua identidade é a oposição, que sempre é bem vinda. Quem está no poder precisa saber que existe coisas ruins, se ele não souber e vivenciar isto, ele não sai nunca mais.

O blog do Noblat é diferente. Mas a Dilma também está lá, espero que ela lute pela liberdade. Ali existe uma sopa de textinhos, tem um pouco de tudo, mas quase nada do Noblat. Uma pena. No fim, gostei do blog, é bom e isso já é alguma coisa.
Segundo o Aurélio, liberdade é um direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem. Para William Wallace, liberdade é provar para si mesmo, que você fez tudo, fez o que era possível para defender o que é verdade e justiça. Liberdade de expressão é abrir as portas, escancarar a verdade de cada um, sem em nenhum momento julgar que x ou y é certo. Todos devem falar. É um direito universal, é a Liberdade,

Em um mundo perfeito, o Língua de Trapo teria nome, o Aécio ouviria suas críticas, os estudantes, os trabalhadores o mundo, falaria em um mesmo palanque, sem precisar perder a cabeça por isso.

YARA FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário