domingo, 7 de junho de 2009

Liberdade e padrão

Língua de Trapo é abertamente extrema esquerda. Ele faz questão de mostrar isso.
Noblat é mais discreto, seus textos são variados, seguem o estilo jornalístico, mas demonstram sua simpatia pela direita.

Os temas diversificados, geralmente em forma de notícias ainda quentes, aliados à frequência de atualização (Noblat chega a postar 6,7 vezes ao dia) trazem a sensação de instantaneidade aos blogs, especialmente ao de Noblat.

Um ponto positivo para os dois é que se utilizam da ferramenta (nos dois casos, o blog), de forma produtiva. São enquetes, figuras, desenhos, fotos e vídeos e links. Muitos links. O Língua possui uma linguagem mais solta e irreverente. Noblat, a linguagem padrão dos blogs de “O Globo”.

O Língua destaca-se por ter conquistado a liberdade que tantos jornalistas gostariam de possuir em Minas. É uma tentativa de fuga, até o momento parece-me bem sucedida, da censura e influência do governador mineiro.

E, nesse sentido, talvez a perda da liberdade seja uma das principais desvantagens de um jornalista que possui o blog agregado a uma empresa jornalística, como é o caso de Noblat e outros blogs já comparados aqui.

Talvez pudéssemos arriscar dizer que um dos blogs analisados é a quebra. O outro, a continuidade. Mas o que seria de nós se tivéssemos apenas um lado da história?
Melhor termos todos os lados possíveis, para comparar, filtrar e tirar nossas próprias conclusões.
Tá aí! Gostei dos dois blogs. E as posições opostas são um temperinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário