domingo, 7 de junho de 2009

Antes de tudo, liberdade de pensamento

Liberdade de expressão implica que quem fala se dirige a ouvintes maduros o suficiente para discernir e avaliar criticamente aquilo que se ouve. Só assim é possível, de fato, suspeitar da existência da verdadeira liberdade de pensamento.

"Língua de Trapo" talvez provoque mais questionamento e reflexão, mas, goste-se ou não, fica restrito a um público bem específico - embora seja uma voz importante a ser ouvida, apesar dos interesses escondidos atrás de alguns de seus posts.

Mas o fato de "Blog do Noblat" estar infinitamente abaixo na emissão de opinião não o desabona. A escolha que o respeitado Ricardo Noblat fez - de não transformar seu espaço em um fórum permanente de discussão e em um porta-voz dos pensamentos e sentimentos de seu autor - apenas o torna diferente daquilo que concebemos como um "blog padrão", recheado de opiniões e comentários.

Muitas vezes, o menos é mais. Então, no caso de Noblat, a quantidade de informação que ele faz circular todos os dias excede essa dependência tola de opinião em tudo e em todos os momentos. A partir das notícias que divulga e reproduz, o espaço está aberto para quem quiser comentá-las, contestá-las ou endossá-las. E, no ambiente virtual, a pessoa pode fazer isso no seu próprio blog, em outros blogs ou sites. Lugares há de sobra.

Não é questão, porém, de afirmar que opinião é descartável - muito pelo contrário. É louvável o trabalho do "Língua de Trapo", no sentido de "furar" uma rede de proteção à imagem do governador e do governo reinante na imprensa mineira. O blog contribui, tanto quanto o de Noblat, para provocar a inquietação que antecede o posicionamento e a formação de opinião. Daí para a liberdade de pensamento que só tende a beneficiar a sociedade, basta um passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário