domingo, 7 de junho de 2009

O blog do Noblat é um dos melhores espaços para análises e discussões políticas na internet. É um blog jornalístico onde se encontra diversos tipos de notícias, principalmente sobre política. Como a expressão de opiniões e a discussão são elementos fundamentais para o exercício do aprendizado democrático, o blog de Noblat não deixa a desejar. O que acontece na cena política e é postado lá é comentado de forma crítica pelos leitores, com o uso de uma linguagem objetiva e simples, o que torna a leitura bem mais agradável e menos cansativa, no que diz respeito ao assunto em questão. Noblat utiliza o blog para o exercício da profissão, isso se percebe por meio dos diálogos explícitos com os internautas efetivados por meio dos comentários. Essa característica permite trocas mais constantes entre o jornalista, políticos e seus leitores. As informações ali presentes carregam a credibilidade de uma notícia e os conteúdos são variados, indo desde informações e matérias sobre outros temas, até coberturas históricas, entrevistas, charges indicações de leituras e enquetes.
Já o blog “Lingua de Trapo”, que fala também sobre política, faz uma abordagem diferente do conteúdo. Seus principais conteúdos são críticas diretas ao PSDB, dando enfoque ao atual governador de Minas Gerais, Aécio Neves. As críticas não são gratuitas, elas possuem um certo embasamento, que o autor comprova através de argumentos, imagens retiradas do site oficial do Governo, vídeos e fatos. Tem um grande caráter contestador e oposicionista, ás vezes com críticas desmedidas. Um blog influenciador e formador de opinião.
Com relação à interatividade, ambos os blogs são interativos e aceitam postagens de comentários. O “Língua de Trapo” possui uma maioria de leiores que compartilham da mesma opinião do autor, já que as críticas são feitas de forma bastante agressivas e o conteúdo publicado expressa a opinião dos blogueiros. O blog de Noblat é aberto para o diálogo, e ele, como jornalista que é, assume a postura não mais de um produtor de conteúdo, mas sim de um interlocutor que participa do processo comunicativo, havendo trocas de papéis entre quem fala e quem ouve.
Júnia Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário