domingo, 7 de junho de 2009

Liberdade liberdade abra as asas sobre nós - Diego

Depois de 1822 achamos que estaríamos livres. Errado. Depois de 1889 a liberdade foi proclamada. Errado. Em 1984, pensamos que o brasileiro depois de quase 500 anos de sofrimento estaria enfim livre. Errado.
Com os portugueses, com a monarquia, ou com os militares o povo sempre esteve debaixo de asas que não são suas. É aquele lhe acolhe, mas no fundo não quer que você se liberte. Influenciados, manipulados, torturados e censurados, este era o papel do povo diante de tudo isso. Agora a nova arma dos poderosos é a comunicação. Usada por alemães e italianos para influenciar a massa durante o período pré- 2ª Segunda Guerra Mundial. Com o tempo a comunicação só foi ganhando força, surgirão novas estratégias de manipulação e novos veículos de massa, como o rádio e a televisão.
É neste cenário que surge a internet. Começou devagar, sendo utilizada pela elite, mas hoje a internet é de todos. No Brasil, o número de usuários ainda é pequeno em comparação aos países mais ricos do mundo, mas isto está mudando.
O que a internet traz de novo nesse panorama de dominação? A internet tem a capacidade de permitir que qualquer um, faça o seu trabalho de comunicação. Que coisa mais linda não é ? Como tudo que é bom dura pouco, a liberdade de expressão nos computadores acabou. Países como a China já conseguem censurar todo o processo jornalístico na internet. No Brasil, restou para os opositores ao poder, criar seus blogs que estão espalhados por toda está imensidão territorial, mas sem chance de atingir grande parte da população. Ai que entra o blog Língua de Trapo, que faz uma oposição ferrenha ao Governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Sem nome e sem casa só com a voz. É essa visão que eu tenho do blog. É alguém tentando falar para uma multidão, mas a falta de espaço lhe impede isso. Se o blog é bom, faz sucesso, porque o seu criador não está na Tv, nos jornais ou nos rádios? É uma boa pergunta, mas eu não disse que estávamos livres.
Do outro lado da maré esta o jornalista Ricardo Noblat. Escritor conceituado, me decepcionou bastante com o seu blog. A qualidade é indiscutível, tudo que está vinculado no seu portal é de excelente categoria, mas senti que faltava um pouco da sua mão nisso tudo. Fica a minha decepção, mas não minha indignação.

DIEGO SCORVO FONTOURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário