quarta-feira, 3 de junho de 2009

Com a voz, a política.

Depois da estréia com o mundo do entretenimento, da passagem pelas análises econômicas e da degustação do humor crítico, nada mais justo do que discutir um assunto tão fundamental para constituição da realidade social brasileira. E quando escrevo isso, não quero dizer que política aqui seja mais importante do que em outros países do mundo, mas com certeza, poucos são os lugares onde ela é tão problemática. Infelizmente, nessa amada terra onde se plantando tudo dá, o que mais cresce é a praga da corrupção.

Mas por que é assim?

Em poucas palavras, porque somos assim. Enquanto país, recebemos uma educação tão deficiente quanto a que hoje transmitimos a nossas crianças da rede pública. Aprendemos muito pouco as lições de democracia e cidadania construídas até aqui, e, principalmente, desenvolvemos uma noção de “ética” individual inaplicável à esfera pública. Nosso modelo político é mais do que precário, pior do que imaturo. Ele é uma verdadeira criança delinquente, que ao mesmo tempo em que revolta pela atrocidade do seu comportamento, é mais uma vítima do que meio que o formou...

Então, como o problema é sério, ele precisa ser discutido. E política ainda é assunto que agrada a poucos. Esse aspecto até que está mudando, e é nesse ponto que os blogs escolhidos para análise nessa semana exerceriam papel fundamental: provocar a reflexão.

O jornalista Ricardo Noblat é um dos comentaristas políticos em atividade que mais me agrada. Objetivo e incisivo, ele sabe relatar os fatos e emitir seus posicionamentos de forma eficiente. Uma simples frase, como “Comentário meu: pensando melhor, não comentarei.”, funciona muito melhor do que linhas e linhas de desaprovação. Além disso, seu blog é recheado de conteúdo de qualidade, que vai desde informações e matérias sobre outros temas (nem tudo é sobre política), até coberturas históricas, indicações de leituras, entrevistas, charges e enquetes. Inclusive, a atual enquete que se encontra na página de Noblat é excelente, assim como o seu resultado. Em quem você confia mais? No Governo, no Congresso, no Judiciário, na Polícia Federal, na Imprensa, nas Forças Armadas, na Igreja Católica ou em nenhuma delas? Perguntinha ingrata...

O outro blog indicado, o "Língua de Trapo", é interessante pelo seu caráter oposicionista e contestador. E, conforme já dito, o que não falta no Brasil é inspiração para redação desse tipo de conteúdo. Entretanto, é preciso ressalvar que existe um perigo grande nessas publicações, que é o da crítica desmedida que se limita a si mesma. Além de denunciar as mazelas da politicagem nacional, é importante também reconhecer e tornar público as ações positivas e os avanços alcançados. O falar mal, por mais necessário que seja, é um agente transformador muito menos eficaz do que a ação empreendedora. Uma postura política que precisa mudar - e esta se estende àqueles que já refletem sobre o assunto - seria o desapego emocional de cunho partidário e ideológico, em prol de uma racionalização dos processos políticos que são responsáveis pelo desenvolvimento do país. A abertura ao diálogo e ao debate só se dá mediante ao desarmamento das convicções que confinam os indivíduos nos seus guetos de opinião e que prejudicam a capacidade de visão do bem comum. No Brasil, oposição é oposição a tudo que seja governista, e vice-versa, não importa a substância da matéria em questão.

De qualquer forma, o blog destaca-se pela interatividade com o internauta, que pode fazer parte da sua comunidade virtual e interagir através dele.


Sendo assim, quando se trata de política, o ideal é transformar o seu jornal, ou qualquer meio de informação da sua preferência, em uma verdadeira ágora: sempre ouça o maior número possível de vozes e pense muito para formar a sua opinião.


Postagem de Rafael Drumond

Nenhum comentário:

Postar um comentário