domingo, 24 de maio de 2009

Diego Scorvo

Não é de hoje que o caderno de economia é um dos menos populares em todos os jornais. Muito se deve a idéia dos economistas que todo mundo entende o que eles estão falando. Por mais simples que seja o seu linguajar, ainda é complexo e estranho para a maioria da população deste país. O que é muito ruim, já que a economia está sempre em pauta, sendo um assunto de fundamental importância, mas que não consegue despertar o interesse das pessoas. E foi assim comigo depois de ler os dois blogs. A aula de economia me pareceu muito mais importante e didática. Não estou pedindo aos economistas para falaram o básico do básico, mas diminuir um pouco os termos técnicos não mataria ninguém. Acho que essa preocupação cai ainda mais quando eles escrevem para os blogs, porque ali está a liberdade, um espaço só seu.
E ai que eu quero chegar, partindo do ponto de análise dos dois blogs, penso uma coisa sobre essa importante mídia, que ao meu ver, cada vez mais afasta os estranhos. Como o público dos blogs é conhecido, não existe uma preocupação em escrever de uma forma diferente, na tentativa de atrair novos "consumidores". Não acho isso errado, se é possível escrever o que quiser e mesmo assim ter um púbico fiel, ótimo, sonho da maioria das pessoas. Imagina um diretor de cinema com total liberdade criativa? Sem nenhum grande estúdio para meter o dedo ali e aqui.
O blog oferece isso, é a liberdade total. Pode falar o que quiser, quando quiser. Se não gostarem, podem falar mal ali mesmo, tem espaço para isso. Miriam Leitão crítica as declarações e atitudes do nosso presidente, logo abaixo, há 174 comentários sobre o seu post. Dos 174, muitos concordando, muitos criticando. Aposto que dos 174, 150 vão continuar lendo o seu blog, porque sabem que os seus posts vão seguir está linha porque existe a tão sonhada liberdade criativa. Isso, só o blog pode oferecer.
Analisando separadamente cada blog, vejo o da Miriam Leitão como um lugar muito mais opinativo. A linguagem é mais simples e mais abrangente. Claro que ali está uma economista renomada, que escreve para os veículos de imprensa mais importantes deste país. Miriam esbanja sabedoria. A economista domina o que escreve. Tudo pode parecer difícil, mas você sabe que está lendo algo real e importante nas suas palavras. Do outro lado do ringue, está o blog português Pura Economia, que se mostra bem diferente do blog da Miriam. Dando espaço para gráficos, reportagens e notícias, o blog se mostra mais diversificado, mas menos opinativo. Acho uma fonte de informação interessante, que visa buscar todas as formas possíveis para se passar uma informação. É um blog mais antenado com as novas mídias.
Ao fim desta análise, volta aquela minha primeira idéia presente no meu comentário, que a economia fala uma língua diferente da normal, e por isso afasta os seus leitores menos fieis. Acho que entregar tudo muito mastigado é ruim, é cómodo. Ao ver mais de perto estes dois espaços virtuais, percebi que o blog português fala um “economes” mais rebuscado, muito pela alta escolaridade da sua população, que não é grandes coisas comparada as nações européias, mas perto da nossa, ganha de goleada.
No fim, acho que o problema está nos economistas e na população, um não abre mão da sua linguagem e o também, mas com grandes diferenças de qualidade. Não há ninguém certo nesta luta, só derrotados.

DIEGO SCORVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário